Prólogo no Cais de Gaia é uma das (muitas) novidades da 17ª edição da Extreme XL Lagares

Prólogo no Cais de Gaia é uma das (muitas) novidades da 17ª edição da Extreme XL Lagares

As saudades são muitas, mas a espera está prestes a terminar: nos dias 6, 7 e 8 de maio, a Extreme XL Lagares está de volta aos trilhos, com o público a poder novamente assistir ao espetáculo proporcionando por alguns dos melhores pilotos mundiais de Extreme Enduro. Entre a cidade e a serra, serão três dias memoráveis e repletos de novos desafios, a começar por um inédito Prólogo que será realizado junto ao rio Douro, mas agora na margem oposta, em pleno Cais de Gaia…

 

Depois de dois anos particularmente difíceis, com o cancelamento da corrida em 2020 e a proibição de público em 2021, o Extreme XL Lagares está de volta em 2022 para retomar a história de sucesso de uma das mais duras e carismáticas provas do calendário nacional e internacional de Extreme Enduro.

 

A caminho da sua 17ª edição, o evento organizado pelo Extreme Clube Lagares prova uma vez mais a sua enorme resiliência e capacidade de adaptação, voltando a propor uma jornada com várias novidades no seu figurino e que se prolongará por três dias, entre 6 e 8 de maio.

 

“Todos os anos, procuramos fazer algo de diferente e introduzir algumas novidades na prova, quer para desafiar a resistência e a habilidade dos pilotos, quer também para aumentar a espetacularidade e a emoção de quem assiste à corrida… Este ano não será exceção. Vamos ter uma elevada percentagem de novos trilhos, a passagem por alguns dos locais mais épicos da prova, o espetáculo do Endurocross, em versão diurna e noturna, além de um Prólogo completamente novo e que seguramente constituirá um dos pontos altos desta edição”, como assegura Paulo Melícia, diretor de prova e principal mentor da Extreme XL Lagares.

 

Embora as inscrições só encerrem em definitivo no próximo dia 30 de abril, estão já confirmados mais de 240 pilotos no conjunto das várias classes em competição (Pro, Expert, XL, Amador e Veteranos), numa lista encabeçada pelos dois pilotos oficiais da Sherco, o sul-africano Wayde Young, vencedor em 2017, e o espanhol Mário Roman, que se impôs na edição de 2019. Os britânicos Billy Bolt (vencedor em 2018 e 2021) e Graham Jarvis (também com dois triunfos, em 2010 e 2012), ambos da equipa oficial Husqvarna, deverão ser os próximos a confirmar presença na prova portuguesa.

Percorrendo os Municípios de Vila Nova de Gaia, Penafiel e Paredes, a 17ª edição da Extreme XL Lagares abre as suas hostilidades logo a partir das 9 horas de sexta-feira, dia 6 de maio, com a realização dos treinos cronometrados para o Endurocross, na pista desenhada no Campo de Manobras da Serra do Pilar. A partir das 18 horas, as classes XL, Amador e Veteranos cumprem as semifinais e finais do Endurocross.

 

No sábado, dia 7 de maio, as atenções vão repartir-se entre o Prólogo que será disputado por todos os concorrentes no Cais de Gaia, a partir das 12 horas, e as finais do Endurocross para as classes Pro e Expert, entre as 19 e as 22 horas.

 

O último dia, domingo, 8 de maio, fica reservado para o percurso principal, que se desenrolará pelos trilhos da serra da Boneca, nos concelhos de Penafiel e Paredes, numa distância de cerca de 56 km, com duas zonas de assistência pelo meio. A partida está marcada para as 10 horas e a entrega de prémios para as 17h30.