249 pilotos vão disputar a mais bela das edições da Extreme XL Lagares entre sexta-feira e domingo

249 pilotos vão disputar a mais bela das edições da Extreme XL Lagares entre sexta-feira e domingo

A partir desta sexta-feira e até próximo domingo, 249 pilotos em representação de 15 nacionalidades vão disputar a 17ª edição da Extreme XL Lagares, uma das desafiantes e carismáticas provas do calendário nacional e internacional de Hard e Extreme Enduro. Além da pista de Endurocross e do inédito Prólogo no Cais de Gaia (sábado), o programa reserva ainda uma incursão pela serra da Boneca (domingo), num percurso repleto de novidades, dificuldades e muita beleza natural.

 

Depois do cancelamento em 2020 e das restrições ao público em 2021, o Extreme XL Lagares está de volta em 2022 para retomar a história de sucesso de uma das mais espetaculares provas do calendário da modalidade.

A caminho da sua 17ª edição, o evento organizado pelo Extreme Clube Lagares prova uma vez mais a sua enorme resiliência e capacidade de adaptação, voltando a propor uma jornada com várias novidades no seu figurino e que se prolongará por três desafiantes dias, entre 6 e 8 de maio.

Para além da maior novidade – que é o regresso do público –, a Extreme XL Lagares estreia este ano um novo Prólogo junto ao rio Douro, desta vez, na margem oposta, em pleno Cais de Gaia. Será a oportunidade para o público assistir de perto ao evoluir de pilotos e máquinas, através de um percurso repleto de obstáculos e que seguramente constituirá um dos pontos altos desta edição. A partida está marcada para as 14 horas do próximo sábado.

Contudo, o espetáculo começa logo na sexta-feira, também em Vila Nova de Gaia, mas na pista de Endurocross desenhada no Campo de Manobras da Serra do Pilar. Pela manhã, logo a partir das 9 horas, cumprem-se os treinos cronometrados, para durante a tarde e a noite serem disputadas as mangas de qualificação, entre as 17 e as 23 horas.

As semifinais e finais da Prova de Endurocross terão lugar no dia seguinte, sábado, logo após o Prólogo, a partir das 19 horas, juntando os 20 pilotos mais rápidos nas mangas de qualificação realizadas na véspera.

Para domingo, 8 de maio, fica reservado o prato forte desta 17ª edição da Extreme XL Lagares, com o percurso principal, numa extensão de cerca de 56 km, pelos trilhos da serra da Boneca, entre os concelhos de Penafiel e Paredes e ao longo das freguesias de Sebolido, Capela, Lagares, Sobreira (Paredes) e Rio Mau. Com duas zonas de assistência pelo meio, a partida está marcada para as 10 horas e a entrega de prémios pelas 17h30.

“Será uma das bonitas edições de sempre da Extreme XL Lagares”, garante Paulo Melícia, diretor de prova e o grande impulsionador deste evento, que apresentará este ano “cerca de 50 por cento de pistas inéditas”.

Face às previsões de bom tempo, a maior dificuldade não será tanto a água, mas uma surpresa quase a chegar à meta: “uma rampa quase impossível…”, aponta Paulo Melícia, em jeito de aviso aos concorrentes.

 

Favoritos? Mario Róman, Wayde Young e… Diogo Vieira

E por falar em concorrentes, são ao todo 249 os pilotos inscritos nesta 17ª edição, divididos pelas cinco categorias em competição: Hobby, XL, Veteranos, Expert e PRO.

Entre o pelotão, há 15 nacionalidades diferentes, com Portugal e Espanha a serem, sem surpresa, os países mais representados. Além de França, Andorra, Bélgica, Reino Unido, Bulgária, Noruega e Ucrânia, há também representantes da África do Sul, Brasil, China, Estados Unidos e até Equador.

A extensa lista é encabeçada pelos dois pilotos oficiais da equipa Sherco Racing Factory, o espanhol Mario Róman, vencedor da prova em 2019, e pelo sul-africano Wayde Young, que triunfou em 2017. Por estar a recuperar de uma lesão, o britânico Billy Bolt (vencedor em 2018 e 2021) é o grande ausente desta edição, tal como o seu colega na equipa oficial Husqvarna, Graham Jarvis.

Em todo o caso, há vários nomes a ter em conta na discussão pelos lugares cimeiros, casos do britânico Will Hoare (GasGas), do norueguês Anders Becker Joahansen (Beta) ou do brasileiro Rigor Rico (KTM).

Portugal terá quatro representantes na categoria principal, com natural destaque para Diogo Vieira (GasGas), favorito a um lugar no top-5 final ou até mesmo a subir ao pódio, sobretudo, após o promissor quarto lugar conquistado em Risa, numa das últimas etapas do Campeonato do Mundo de SuperEnduro.

Dúvidas para tirar ao longo do fim de semana, no regresso da Extreme XL Lagares aos trilhos da cidade e da serra, desta vez com público a assistir.